Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 2 de agosto de 2008

FATORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS, PARTE II

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Conversando com criadores de periquito de exposição ou australianos padrão inglês, tive a certeza de que todos conhecem bem de perto alguns problemas com a infertilidade nestas aves. São do conhecimento deles as informações como:

Não acasalar antes dos dez meses, pode ocasionar ovo entalado nas fêmeas (principalmente no inverno) e falta de espermatozóides nos machos.

Evitar usar fêmeas com quatro anos ou mais e machos com mais de cinco anos.

Por razões ainda não bem conhecidas alguns periquitos, mesmo adultos passam meses com ausência de espermatozóides, porém voltando ao normal depois.

Cuidar com o balanceamento da alimentação, pois periquitos gordos tendem a não se reproduzirem.

Existem ainda outras causas que aumentam o grau de infertilidade como excesso de vitaminas e medicamentos, excesso de calor ou de frio.

Algumas fêmeas permanecem tanto tempo dentro da caixa ninho que acabam dificultando o trabalho do macho em fertilizar os ovos. Neste caso devemos fechar a entrada da caixa ninho por algumas horas para facilitar o entendimento entre o casal.

Os poleiros muito finos ou frouxos (bambas), também dificultam no momento da cobertura. Outro fator importante é o manuseio dos ovos, podem ser contaminados devido à presença de stafilococus na mão do criador. Se precisar lavá-los deve ser feito com água á 40 graus e com a utilização de luvas descartáveis. A água fria não impede que os germes penetrem na casca do ovo. É sempre bom lembrar que a temperatura de incubação é de 38 graus, apenas dois graus a menos.

Parece muito difícil e que somente um especialista conseguiria driblar todos os obstáculos, mas não é assim que tem que ser visto. Se tivermos amor com as aves, paciência e um pouco de dedicação, a natureza nos recompensará com certeza e aos poucos as coisas vão se acertando.

Outra medida importante é evitar que criem nos meses mais frios e também nos mais quentes do ano.

No hemisfério sul se percebe melhor fertilidade “EVITANDO-SE” os meses de jun - jul - ago e os meses de jan - fev - mar.

Um bom preparo do casal antes de fornecer a caixa ninho também ajuda bastante, e falo de vermifugar e de complementar com revitalizantes e vitamina "E". Assim como alimentação equilibrada, um ambiente tranquilo, em harmonia ajudam bastante.



LEIA MAIS:



FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS

Periquito suspeito

As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte II

31 comentários:

FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS « Vida de Periquito disse...

[...] Este artigo continua aqui. [...]

Emerson disse...

Olá, gostei bastante do seu blog. Estou querendo saber se com apenas dois casais de periquitos ingleses é suficiente para tirar filhotes. Estou com estes dois casais faz mais ou menos 4 meses e ainda não puseram ovos.
Espero resposta
Obrigado

jcesardutra disse...

Emerson, com certeza da para criar com dois casais e depois poderão cruzar os filhotes dos casais, depois os filhos de um casal com os pais do outro casal e vice versa. Quanto ao tempo é relativo, pois podem ser jovens e ainda não estarem prontos ou vovô e dai complica. Por isso a importância de comprar de um criador honesto que te passaria toda informação. Mas é assim mesmo, eles tem que se adaptar ao ambiente novo e se sentir seguro no lugar onde estão. Se estiverem em viveiro tens que colocar umas quatro caixas, se estão em gaiolas deves fixá-los em um lugar e não mexer mais. Boa sorte!

Andre disse...

Ola.
Um casal de periquitos em uma gaiola, cruzam na caixa (ninho) ou no poleiro?
pois quero muito que eles procriem. tem alguma coisa que pode facilitar?tenho outra fêmia separada em uma gaiola menor que está mais quente eu posso colocar ela com o macho e separar a outra?

Espero respostas.

Obrigado!

willian do nascimento disse...

eu tenho um casal de periquitos australianos e quero saber qual ea forma de que eles se reproduzam mais rapido eu tambem quero compra mais um casal de periquito australiano de uma pessoa que intende do assunto sera que tem alguem experiente aqui em Diadema -sp espero a resposta parabens pelo blog

kelly elson disse...

me ajude a encontrar uma maneira de que meus periquitos não morram depois de um tempo de nascido!!! e de uma forma rapida pra que eles procriem com seguraça

jcesardutra disse...

Kelly Élson se os pais estão saudáveis e não falta comida assim como farinhadas com ovo cozido e os filhotes estão na caixa ninho e sem muito acúmulo de fezes, sem diarréia (deve ser limpo) então não era para acontecer isto. Tem que ser examinado os papos dos filhotes inclusive dos mortos para ver se tem alimentos, pois alguns casais não alimentam os filhotes e eles morrem. Isto algumas vezes acontece na primeira ninhada por falta de experiência dos pais, mas se isto se repetir eles devem ser retirados da criação. Existem também doenças que os periquitos “portam”? Que quando ao se acasalar encontram uma fêmea que também tenha daí os filhotes herdam em dose dupla por assim dizer e não resistem. Eu sei que parece um pouco louco, mas, por exemplo: se um periquito macho tiver um problema cardíaco, por exemplo, e se acasalar com uma fêmea que também tenha isto, poderá se transformar no que se chama de “fator letal”. Sê não houver uma causa bem justificada percebida e o problema se repetir, o indicado é trocar ou separar o casal da criação. Valeu?

Carolina disse...

Olá,
com qual idade os períquitos entram em puberdade e estão aptos a reprodução?

jcesardutra disse...

Carolina só os humanos entram na puberdade (pelos sobre a região da pubis). Mas os periquitos australianos após os seis ou sete meses já podem reproduzir.O ideal seria com um ano de idade. Beijão Carolina, participe e pergunte sempre. Julio.

Nara Machado disse...

Olá



Venho novamente buscar ajuda. Da primeira vez foi a questão do jornal que meus periquitos comiam, seguindo teu conselho eliminei o jornal da gaiola. Agora minha duvida é a seguinte: Tenho uma fêmea com aproximadamente 8 anos de idade, tendo morrido seu companheiro comprei um macho jovem de aproximadamente 2 anos. Com o macho anterior nunca houve acasalamento, agora com o jovem é diferente. Os dois ficam namorando o tempo inteiro. Ele insiste para que ela fique no ninho, e ela fica bastante tempo lá. Acontece que não há ovos, me parece que seja uma “gravidez psicológica”, porém ele não entende que ela está “velhinha”.

Sendo assim, te pergunto: Há possibilidade de eles terem filhotes? Se isso acontecer, ela não corre risco de morrer? O que devo fazer?



Desde já agradeço a atenção, e aguardo resposta no site.



Nara Machado

Porto Alegre/RS

jcesardutra disse...

Nara Machado o melhor para eles é retirar a caixa para que ele se acalme um pouco, pois com a idade dela não tem a menor possibilidade de ovos. Ela corresponde a uma senhora de 60 anos e já a dez anos na menopausa.

Ana disse...

Olá, eu gostaria de saber até que idade o macho ainda está apto para a reprodução?Tenho um periquito de 7 anos a sua companheira morreu (com 12 anos), devo colocar uma nova fêmea para lhe fazer companhia ou devo deixá-lo na gaiola individual ele pode ver os meus 2 casais de onde está todos em gaiolas individuais. Desde já agradeço.

jcesardutra disse...

Ana ele provavelmente está velho para reprodução, mas não para amar, consiga uma companhia para ele, pois os periquitos australianos sofrem muito com a solidão haja visto que vivem em bandos na natureza. E ficar próximo aos outros não fará mal pra ninguem, com certeza, pode deixá-lo perto da turma.

Ana disse...

Obrigada pela dica. Será que posso colocar a filha dele (ele é azul celeste e vive em uma gaiola sem caixa ninho), para lhe fazer companhia, ela está com seis anos é azul cobalto nunca reproduziu mesmo quando tinha um ano de idade e o macho que convivia na época com ela era um verde escuro com um e meio que coloquei com outra fêmea verde clara que veio a reproduzir, atualmente ela vive com um macho filho do casal verde que está com dois anos, possui a caixa ninho, mas ela usa para dormir e ele passa o tempo todo levando alimento para ela que raramente sai, seria melhor colocar uma fêmea jovem com esse macho(verde escuro de dois anos para haver uma reprodução já que o macho de sete anos está velho e penso que não seria muito bom colocar uma fêmea jovem com ele. A fêmea jovem que eu tenho é um arlequim (seria ADA ou AD ela tem o peito azul e barriga, asas, cauda e boa parte das costas são amarelas e uma mancha amarela atrás da cabeça) que está com aproximadamente oito meses.

Ana disse...

Será que o senhor poderia me responder ou minha pergunta é muito repetitiva eu li todos os artigos e mesmo assim estou com dúvidas. E sobre o vermífugo para aves onde posso encontrar, fui em uma veterinária e o próprio veterinário falou que não existe vermífugo para aves. Eu sei que existe e a marca que conheco é alcon teria outra marca ou algum outro vermifugo para outros animais que poderia utilizar?
Em meus periquitos e caturras

eurides prendel disse...

eu tive um periquito verde de colar azul que falava algumas palavras e tambem repetia gestos que agente simulasse. ele viveu mais de oito anos . deduzi que ele morreu de velho isto agora porque fiz a pesquiza na internet.

kaio disse...

olá
eu queria saber se quando
a femea bota, nós temos que tirar o macho
da gaiola

obrigado

jcesardutra disse...

Kaio o macho ajuda a alimentar a fêmea e os filhotes portanto não se retira. Se estão na gaiola e quando os filhotes estiverem grandinhos algumas vezes as fêmeas começam a atacar os próprios filhos para que eles saiam e ela comece nova ninhada, então somente nestes casos retiramos a fêmea e deixamos que macho termine de criar sozínho.

sergio disse...

boa noite estou com um casal de periquitos australianos auns 15 dias ja apliquei vermifugio vitaminas ate ai tudo bm mas o problema é que ate agora eles nao acasalaram e a femea esta com a sera do naris marrom chocolate e o macho azul brilhante com sera o problema ? obrigado me responda

jcesardutra disse...

Sergio de onde eles vieram já estavam acasalados? Muitos machos e também muitas fêmeas tem dificuldades para aceitar um parceiro novo. Nestes casos eu coloco a fêmea em uma gaiola de criação, deixo sozínha por uns quatro dia, se for uma semana melhor. Depois disto eu coloco uma caixa ninho e espero até ela começar a entrar na caixa. Á partir deste momento ela já é dona desta gaiola e desta caixa e se estiver pronta e em condições de criar ela aceita imediatamente o macho, então só neste momento eu os apresento. Se mesmo assim ela não aceitar ou ele, troca por outro macho. Já cheguei a apresentar quatro machos até que deu certo, então á partir daí é só alegria, pois se chamam casais expontâneos. Também já deixei de propósito um casal que não se queriam e somente depois de dois meses eles se acasalaram e quando os filhotes estavam grandes ela matou o macho. Voce decide, boa sorte!

cristianne disse...

gostaria de saber se tenho um casal de periquitos australianos, a ûm deles é cinza com o nariz branco e e outro é azul com o nariz meio rosa meio marrom, a dúvida vem porque além de brigarem muito desde pequenos pois são irmãos, um deles já pos ovos pela segunda vez, porém não os choca!

jcesardutra disse...

Cristiane fica com a que pôs o ovo e troca o outro, pois não é aconselhável criar com dois irmãos.

michel disse...

tenho um casal de australiano ja a uns 5 meses e eles nunca se acasalarao comprei eles filhotes ai perguntei o rapaz prq eles não se acasalavam ele dise q demora muito tabem tenho duvidas quando comprei eles tavam misturado num viveiro não sei se eram irmãos como faso pra sabe?? e como faso pra a casalar? e parabens pelo saite.

jcesardutra disse...

Michel misturados num viveiro não tem mais como saber se são irmãos. Se voce tiver dúvidas deve trocar um deles, pis não é bom começar com um casal de irmãos. O mais importante pra você agora é saber que cinco meses é tempo suficiente para que estivessem acasalados se fossem um casal, porém a fêmea seria muito nova para começar uma postura. Pode até deixá-los juntos mas só coloque a caixa ninho quando tiverem pelo menos 9 meses. Eles não demoram mais que um mês para se acasalar embora isto ão queira dizer que vão começar a reproduzir imediatamente. Os teus são muito novos e nem podem mesmo. Valeu?

michel disse...

vlw!! tenho outra duvida :) tenho outro casal que comprei novinhos ja faz uns 4meses juntos nem uma gaiola com o ninho eles sempre se deram bem mais ontem notei que quando o macho que entra dentro do ninho ou xega perto dela a femea não deixa fica dando nele e antes não era assim pois os 2 ficam o dia inteiro dentro do ninho o que devo fazer.?? abraçoss

jcesardutra disse...

Michel isto é sinal para suspeita que possam ser duas fêmeas. Examines com cuidados pois nesta época não costumam briga.

Fernando disse...

Caros colegas, as criações de perequitos e canarios de cor,
estão bem à frente da criação dos chamados pássaros silvestres o que é o meu caso. Eu crio Bicudos.
Achei muito interessante a retirada das penas na região cloacal. Mas estou "desesperado" por um tratamento para um Bicudo que já encheu ovos e este anos com 4 femeas não encheu e as mesmas produziram com outro macho.
Gostaria de uma boa dica.

jcesardutra disse...

Fernando eu não poderei te ajudar, procure os sites e blogs de criadores de bicudo é mais garantido, pois eles já devem ter passado por uma experiência igual.

paulo bivar disse...

um casal de irmãos podem reproduzir entre si sem problemas ou vou ter que trocar algum dos dois

Julio Dutra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julio Dutra disse...

Julio Dutra disse...

Poder podem, mas também há possibilidades de problemas devido a consanguinidade. Este tipo de cruzamento é realizado por criadores profissionais que criam com aves onde toda a família é conhecida, ou seja, eles tem o pedegree completo da linhagem. Pra quem cria apenas por lazer é melhor evitar e te aconselho a trocar um deles.