Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 31 de julho de 2008

O FATOR ESCURO

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês



Em 1915 surgiu na Europa uma variedade diferente de periquito australiano. Tratava-se de um verde escuro. Naquela época só existiam verdes claros, alguns amarelos e os azuis claros (celestes). Mais tarde, quando dois verdes escuros foram acasalados, na expectativa de se produzir filhotes todos verdes escuros, houve uma surpresa: Somente a metade dos filhotes produzidos era da coloração verde escuro. A outra metade consistia de periquitos verdes claros e de uma nova variedade, os verdes olivas, que eram mais escuros que os verdes escuros. Estes periquitos (olivas) foram acasalados com os azuis celestes, e quando combinados, produziram o azul cobalto e o malva.


Obs.:


Celeste ............................= azul claro


Cobalto........................... = azul com um fator escuro


Malva ............................ = azul com dois fatores escuros


Verde claro..................... = Sem fator de escurecimento


Verde escuro................... = um fator de escurecimento


Verde oliva .................... = dois fatores de escurecimentos


Esta sendo publicada uma tabela com todos os cruzamentos entre estas cores e as possibilidades em porcentagem das cores dos filhotes.



LEIA MAIS:


AS CORES NOS PERIQUITOS AUSTRALIANOS


Como criar somente periquitos brancos?


MELHORANDO OS ARLEQUINS RECESSIVOS.


BELEZA X QUALIDADE

9 comentários:

Ana Pereira disse...

olá vivo em Alcochete, Portugal
e gostaria de saber onde consigo arranjar um periquito australiano de tom verde e jovem, pois quero ensinar a falar.
obrigada Ana Pereira

BELEZA X QUALIDADE « Vida de Periquito disse...

[...] O fator escuro [...]

Gilberto Lopes disse...

Bom dia colega, morro na cidade de Goiânia estou começando a criação do ingles, gostaria de saber de vc. que tem mais esperiência com a criação o devo dar aos meus periquitos pois eles estão soltando muitos penuginhos estou dando avitrin calcio e ferro estou certo ou tenho que dar outros componentes.

Grato

jcesardutra disse...

Gilberto, não entendi muito bem esta palavra "penuginhos "acredito que seja “penas” ou “penugem”. Quando os periquitos ficam trocando as penas e penugens fora da época da muda muitas vezes é por causa da variação constante nos alimentos que damos a eles. Devemos dar uma mistura de sementes bem equilibrada e variada, mas manter sempre as proporções dos grãos, pois toda a vez que trocamos algo eles entram em muda de penas. Na sua cidade quase sempre é quente, e por isso de uma atenção especial aos parasitas internos (vermes) e aos externos, tipo: piolho, sarna, pois costumam atacar mais em regiões mais quentes. Quanto às vitaminas, cálcio e ferro antes da procriação é sempre bem vindo, pois vão precisar para uma boa criação, porém ofereça sempre boa alimentação com verduras e até frutas, menos abacate e sementes de maçã. Sugiro que dês uma olhada nos artigos que tenho publicado neste blog, tem bastantes dicas interessantes para quem está começando. Boa sorte! Julio.

diego disse...

Bom eu que ro saber por que o meu periquito matou a sua femea, bicando ela até que ela moreu, e por que todos os machos estavam enfeitando ela morta?

jcesardutra disse...

Diego eu acho que seus periquitos entraram para alguma seita de bruxaria e todo o mais. (brincadeira). Nunca vi uma coisa desta, acho que ela morreu e daí sim eles bicam não sei por quê. Ao perceber desde o início brigas mais violenta temos que separar, pois pode acabar em morte, principalmente quando uma fêmea for à agressora. Temos que estar sempre de olho para poder evitar finais assim. Boa Sorte na próxima.

Ricardo farias disse...

bom dia tenho um casal de periquitos e agora comprei outro casal,já soltei tds juntos mas a femea que tenho no viveiro está batendo nos novos menbros é normal?não faz mal??e a femea que comprei já olhou tds as casinhas ela esta com as narinas achocolatadas ela vai botar??mas na agropecuaria que comprei esses novos menbros o coumedor era nochão,e os meus comedouros são no alto,os outros periquitos que já tenho a um serto tempo só comem no comedouro no alto,devo deixarr lá no alto para os novos periquitos se acostumarem a comer lá??ou devo colocar um comedouro no chão??

Ricardo farias disse...

há e será que cor irá ser os filhotes de um casal azul bem clarinho com branco ??os 2 são iguais??

Ricardo farias disse...

há e outra coisa,que idade serta um periquito comessa a acasalar femea??