Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 31 de julho de 2008

FATRORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês



A baixa fertilidade nos periquitos preocupa bastante os criadores que não param de pesquisar em busca das respostas para este problema. É bastante difícil conseguir que 50% dos ovos eclodam. Existe um estudo feito através da análise de 1.200 ovos que não eclodiram, obtendo o seguinte resultado:



Situação do ovo número porcentagem:


- Branco: 879 - 73,3 %


- Filhote morto no ovo: 178 - 14,8 %


- Morte precoce do embrião: 133 - 11,1%


- Ovos deformados: 8 - 0,7%


- Ausência de gema: 2 - 0,2%



Após o sexto ou o oitavo dia de choco os ovos apresentam aumento na escuridão interna que pode ser observado com o auxílio da luz (uma lanterninha). Caso não aconteça são reconhecidos como “brancos” ou inférteis como os 879 da relação acima. Apesar de ser rara a infertilidade nos machos, isto pode acontecer quando, por exemplo, todos os ovos de uma postura forem “brancos”, pois uma fêmea não produziria ovos se fosse infértil.


Algumas vezes são diagnosticados como falha no acasalamento, como no caso em que o criador deixa machos e fêmeas juntos em um viveiro durante os períodos de descanso. Muitas vezes vai juntando filhotes de ambos os sexos até que fiquem adultos num mesmo ambiente. Isto faz com que se acasalem naturalmente e quando separados e apresentados a outro par eles não se adaptam bem ao outro parceiro. Por isto a recomendação é que fiquem separados por sexo até a época de acasalamento.


É constatado também que alguns machos, vez por outra, param de produzir espermatozóides por algum tempo voltando depois a normalizar. Alguns periquitos, principalmente pela evolução do padrão, apresentam penas mais compridas e muito fofas prejudicando o contato sexual na região da cloaca. Existe a recomendação (de alguns criadores), em se cortar as penas em volta desta região para que não atrapalhe no momento do encaixe entre as aberturas masculinas e femininas. (cortam as penas, não as plumas).


Este artigo continua aqui.


Leia também:


FATORES QUE INTERFEREM NA FERTILIDADE DOS PERIQUITOS, PARTE II


As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.


Resposta ao leitor: periquitos que não reproduzem


Criação de periquito australiano


CRIAÇÃO DE PERIQUITO INGLÊS EM VIVEIRO - PARTE II





64 comentários:

Jackson Fernando Beuren disse...

caixas de piriquitos mais certas para os piriquitos

jcesardutra disse...

Jackson, as pessoas se referem a ninho e os periquitos não fazem ninho, não usam palha, etc. Por isso eu sempre reforço "caixa ninho” são as caixas vendidas nas casas de pássaros elas tem dois compartimentos, uma covinha para os ovos não rolarem e uma tampa em forma de guilhotina ou alçapão para que se possa examinar constantemente a situação do ninho. Quanto maior melhor para abrigar futuramente o casal e mais cinco filhotes por exemplo.

Rafael Viola disse...

oi tudo bem???

Bom eu tenho um periquito macho q ja faz bastante tempo q está na familia, e teve um dia q eu pensei em quando ele morrer como seria...então eu resolvi comprar uma femea jovem pora q ele tenha filhotes...mas ja faz mto tempo e até agora nada, de um tempo pra cá eu to com um pouco de esperança pois a femea está ficando um pouco mais enchada e a narina dela está marrom...eles ficaram axo q 1 mes sem ninho só namorando depois disso eu comprei a "caixa ninho" e ja faz um tempo e até agora nada .... eu queria a sua ajuda e opnião
agradeço desde já!!

Vitório disse...

Olá , tenho um casal de periquitos muito namoradores, e até já acasalaram ,porêm já fazem uns 15 dias e nada da fêmea colocar ovos ,ambos entram e saem da casa mas nada de ovos , isso é normal ??? quanto tempo devo esperar ?
Obrigado .

jcesardutra disse...

Vitório tem casal que demora mesmo mas não tem nada pra fazer só esperar. Se tivessem outros casais por perto eles se apressariam pois ficam como se estivessem disputando filhotes.

Rafa disse...

poxa comigo é a msm coisa!!!

eles vivem namorando, entra e sai do ninho principalmente quando alguem chega perto !!!

jcesardutra disse...

Rafa é assim mesmo, deixe-os quietos, não os assustem que este é o processo. Quando eles se acostumarem mais nem vão dar atenção para quem estiver perto.

thiagocgb disse...

Olá julio,

estou com problemas na minha criação de periquitos:
- os filhotes não estão conseguindo sair do ninho, estão morrendo antes de atigirem o 1° mês. quando já estão criando penas, não sei o que está acontecendo. tenho um pequeno viveiro com 10 aves. parabêns pelo blog.

jcesardutra disse...

Thiago isto é complicado, pois nos faz pensar em alguma doença. Só que para isso os pais deveriam apresentar algum sintoma (tem que ser examinados com atenção). Temos que eliminar as possibilades para ver o que sobra. Os filhotes mortos têm que ser examinados para ver se tem comida no papo, se não estavam sendo alimentados (?) (alguns casais param de alimentar sem razão aparente). Tinham ferimentos? Algumas vezes outra fêmea ataca os filhotes. Tinham sinais de enterites, (diarréia?) Os pais estão bem? Estavam em um lugar muito frio? Pode se desconfiar de algum alimento tóxico para os filhotes? Algum inseticida?Tinta? Amigo é bastante complicado mesmo e você tem que estudar essas e outras possibilidades. O periquito é um pouco estranho, de repente morre sem motivo aparente, mas todos os filhotes ?

adriano disse...

tenho um casal de piriquitos. ( estes silvestres aqui do brasil )
eles estão na gaiola a um ano.

e me parece que a femea esta querendo faer um ninho .
o que devo faer para não prejudicar em nada o andamento da especie.
quais os cuidados e alimentações adequadas para eles.

minhas meninas adoram eles.

ja fazem parte de nossa familia.

pde me dar varis dicas de cuidado .

jcesardutra disse...

Adriano eu sou criador de periquito australiano e te confesso não sei nada sobre os silvestres. Se forem periquitos e mais ou menos do tamanho dos australianos devem receber as mesmas comidas e você tem que ver também o que ele comia no seu habitat natural. Provavelmente frutas, sementes e folhas e estas coisas podem ser oferecidas com o que temos na feira e no mercado. Por serem selvagens precisam espaço maior para voar, pelo menos de tempos em tempos. Eu não sei onde moras, mas cuidado, pois aqui em Florianópolis o IBAMA e a guarda florestal andam multando bem caro as pessoas que tem pássaros silvestres em casa sem a devida legalização. O ideal seria contatar com alguma pessoa que cria esta ave há mais tempo, ela deve saber os macetes e como se faz para legalizar a criação em cativeiro. Valeu?

amanda disse...

boa tarde

eu tenho um casal de piquito,eu queria saber quando tempo leva para eles virar adulto,eles sao um pouco vilote,eu comprei eles numa feira,tenho quaze certeza que eles sao um pouco vilotes por que eles tem a patinha muito rosinha e cada dia que olho para eles estao gresendo..

e quando que começa a dar cria em que mês? obrigado

jcesardutra disse...

Querida Amanda que pergunta difícil, seria mais fácil você voltar na feira e perguntar para a pessoa que vendeu pois se foi ela que criou ela pode responder. Se eu pudesse vê-los daria para arriscar um mais ou menos. A partir dos sete ou oito meses já começam a se acasalar para reproduzir, mas muitas vezes ficam mais um ou dois meses enrrolando é muito relativo. Te aconselho a deixá-los em um ambiente um pouco maior para que possam voar e crescer com saúde. Aos poucos eles vão nos mostrando que estão prontos para reprodução. Abraços.

Christiane disse...

Ola
Uma amiga deixou em minha casa um periquito verde enquanto ela viajava por 3 meses, e não sei o porque ele morreu depois de 2 meses comigo. Eu limpava a gaiola e usava areia e todos os dias colocava comidinha especial para periquitos com vitamina e agua limpa . A noite quando meu marido chegava do trabalho sempre o tirava da gaiola para brincar, mas um dia quando meu marido o tirou da gaiola, ele estava quietinho , nao beliscava como de costume, tentei dar agua e ele nao quis mas depois comeu um pouquinho da raçaozinha que eu trouxe num pratinho, achei até que ele já estava respondendo melhor à aquele quadro tão apático. No dia seguinte amanheceu morto. Fiquei tao triste, chorei muito!!!! O que eu fiz de errado? o que pode ter acontecido?? Não sei a idade exata dele, mas conheço minha amiga ha 4 anos e ela já tinha a ave. Me ajude a entender porque isso aconteceu, por favor.
Obrigada

jcesardutra disse...

Christiane pelo relato tenho certeza que ele não morreu por erro seu. Muitos criadores de periquitos começam com um ou dois casais e continuam criando entre os parentes por muito tempo. Esta consangüinidade muitas vezes agrava problemas cardíacos sérios e só vamos perceber quando acontece uma morte quase súbita ou muitas vezes súbita sem motivo aparente. Provavelmente ele tinha algum problema de saúde, mas devido à boa vida que levava não apresentou sintomas e durou até então. Isto acontece até com pessoas, imagines com uma ave. Existem doenças que afetam as aves e matam de um dia para o outro não dando tempo para tratamentos. Também já perdi alguns periquitos assim durante os anos que crio, acontece. É por isso que quando oriento os iniciantes nos artigos do meu blog, sempre procuro orientar com ações preventivas pelo menos para as doenças mais comuns de ocorrer, mas existem casos como este seu que não temos ainda como prever. Valeu?

romario disse...

ola, minha duvida é a sequinte: comprei um casal de periquito ingles, ambos com 5 anos, eles acasalaram e ela colocou 5 ovos, sendo q dos 5 apenas 1 tinha folhote e ainda assim morreu antes de eclodir. queria saber se isso é por causa da idade, se tem alguma vitamina q eu possa dar a eles. fico muito grato se conseguirem me ajudar. abraço.

jcesardutra disse...

Romário você até pode tentar de novo, mas com cinco anos a fertilidade fica bastante prejudicada nos ingleses. Sê o casal é bonito (bom) vale a pena dar outra chance para eles. Eu faria o seguinte: como ainda vai demorar a por de novo, retira a caixa e se possível colocá-los em um viveirinho maior para eles se exercitarem, voarem um pouco, tomar uns banhos, pegar um pouco de sol e dar três dias de Avitrin vermífugo conforme a bula, depois dar revitalizante alcon até acabar o tubo, seguindo direitinho a recomendação da bula. Fornecer couve, milho verde cru na espiga (sem exagero, pois demais pode dar diarréia) uma boa mistura de sementes para periquitos daí sim tu aumentas bastante as chances deles.

pedro disse...

queria saber se o periquito ingles tem mais dificuldade de reproduzir que o australiano? ou se isso é mentira. obrigado.

jcesardutra disse...

Pedro todo animal, quanto mais sofisticado, com raça apurada, puro sangue, pedegree e tudo mais, é mais difícil de reproduzir. Pode notar que o cão vira latas normalmente não tem problemas com saúde, vive sem vacinas come qualquer coisa e vive normalmente. O dito periquito de exposição (inglês) tem pedegree, é resultado da mutação do australianinho, é mais lerdo, maior, mais desajeitado, então é claro que o australiano reproduz com muito mais facilidade. A pergunta é : quero bastante ou quero os especiais? Daí você decide.

thiago disse...

oi julio, tinha curiosidade de saber em que idade os periquitos estão aptos a reproduzir? valeu!!!

jcesardutra disse...

Thiago os periquitos de exposição só com 9 ou 10 meses em diante até quatro anos para a fêmea e cinco para os machos, mas sempre tem as excessões. Os pequenos australianos começam um pouco antes e vão até mais longe. O ideal é não colocar para reproduzir com menos de oito meses pois acaba prejudicando principalmente as fêmeas.

Christiane disse...

Ola Julio Cesar

Muitíssimo obrigada pela sua explicação, me deu um grande conforto.
O bichinho era de uma amiga , mas eu já gostava dele como se fosse meu.
Desejo a você antecipadamente boas festas e um 2009 com muita saúde e alegrias.
Christiane

thiago disse...

pode-se cruzar perquito ingles com australiano? e existe esse tal de perquito holandes? abraço.

fabrine m disse...

tenho um casal de piriquito australiano mas ela so botou um ovo branco

jcesardutra disse...

Fabrine com certeza ou é muito nova e ainda não acertou seu ciclo no ovário ou é velhinha e isto seria um final de postura. Quando se compra um periquito (a) temos que nos informar a situação de saúde, de idade e se já pôs e quando? Porque sem saber nada a respeito dela eu posso apenas sugerir que observe o que vai acontecer daqui pra frente. Enquanto isto sugiro um tratamento e eu daria um vermífugo tipo avitrin aves e depois um revitalizante tipo alcon clube, isto melhoraria bastante as condições fisiológicas dela. E durante todo o tempo de tratamento seguindo a bula eu deixaria sem a caixa ninho.

Arthur Octavio Nebias disse...

Gostaria de saber se minhas esperiências em criação de periquitos holandeses e ingleses poderiam se aplicadas a criação de grandes psitassideos como as cacatuas. Pois criei um grande viveiro e construi ninhos para dois casais de cacatuas.

jcesardutra disse...

Arthur á princípio sim, mas acredito que deverias procurar alguma orientação mais específica quanto ao manejo de cacatuas. Digo quanto á particularidades que cada espécie tem. O vendedor costuma ter alguma informação, porém o mais indicado seria comprar de um criador idôneo que te passasse todas as informações sobre as aves e os cuidados também. Valeu?

Ana Andery disse...

Oi!!!Tenho um casal de periquitos. A fêmea colocou sete ovinhos e quebrou e jogou todos para fora do ninho.
Será falta de vitamina? Não sei o que pode ser.Espero que me ajude.
Abraços...
Ana

jcesardutra disse...

Ana muitas fêmeas percebem que seus ovos estão inférteis e jogam fora. Quando ela recomeçar nova postura tens que ficar atenta pra ver se o macho faz a parte dele com ela senão ela joga fora mais uma vêz. Neste caso terias que trocar o macho. Eu faço o seguinte: tenho sempre um ovo indêz, de plástico, que é vendido nas casas de pássaros e quando elas põem eu retiro o ovo com cuidado e guardo em uma caixinha com algodão. Daí coloco o indêz no lugar e vou fazendo assim até o quarto ovo. Neste momento então eu retiro o indêz e coloco os quatro juntos e ela estando mais choca aceitará chocar até o final.

Mendes disse...

Olá Tenho um casal de periquitos, o macho está comigo aproximadamente 3 anos, e a fêmea tem 2 anos comigo. Ele já alimentou a fêmea na boca, entram e saem a todo momento do ninho, áté mesmo já acasalaram (eu vi uma única vez). Mas os filhotes até agora não vieram. O que pode estar acontecedo??? Posso comprar uma outra fêmea e deixar as duas com apenas um macho?? Obrigado e parabéns pelo Blog...

jcesardutra disse...

Mendes obrigado pelo elogio. Não deves deixar duas fêmeas e um macho pois vai dar problemas futuros com certeza. O que pode estar acontecendo é um problema de idade pois não deves estar sabendo ao certo a idade total deles. As fêmeas depois de quatro a cinco anos já se atrapalham bastante para a postura e os machos depois dos cinco anos já ficam bastante inférteis. Se ela estiver pondo e não descascar a culpa normalmente é dele, pois quando a fêmea põe ela esta ápta. Se ela não por então pode ser vovó. Valeu?

paulo disse...

minha duvida é se colocarmos 3 casais em um viveiro, pode ocorrer de um entrar na ninheira do outro para destruir os ovos?

jcesardutra disse...

Paulo se o viveiro tiver espaço para todos, e se colocares seis caixas ninhos, então com tres caixas sobrando dificilmente isto ocorrerá.

jhonatan disse...

Oi. Minha duvida e que eu tenhu um casal de periquitos so que isso faz 2 semanas que eu tenhu. A periquita pareçe fugir do macho quando ele tenta fecundar nela e se esconde dentro da caixa(ninho) parare que ela estah choca mas não colocou nenhum ovo desdeque o ultimo macho dela morreu.Eu queria saber se e precizo tirar a caixa ou fazer alguma coisa para que eles reprocriem mais rapido, se tem alguma comida que possa dar para ajudar nisso.ou se ela esta assim pq esta arrumando o ninho e nao esta no tempo serto dele fecundar nela.
Espero respostas!

jhonatan disse...

Oie denovu! olha tenhu boas noticias arecem eu estava colocando ceragen na caixa da periquita e ela coloco um ovo bem cor de pele pq arecem eu tinha olhado e ela nao tinha posto nenhum dai so foi o tempo deu pegar a ceragem e abrir a caixa para ela ja ter colocado o ovo! vc acha que ela pode colocar quantos ovos?e tem alguma comida especial para ela??a outra pergunta aki ta muito calor e ela ta com a boca aberta sem conseguir respirar direito chocando o ovo uq eu posso fazer?? ela pode morreu por causa disso??desde ja agradeço

jcesardutra disse...

Jhonatan a única desculpa para não trocares esta fêmea é se ela for muito novinha. Se não for pode trocá-la pois algumas fêmeas fazem isso e acabam colocando ovo sem o macho conseguir galar e será uma postura toda perdida. Se retirares a caixa ele vai diminuir as tentativas e dara mais tempo para ela amadurecer, podes tentar. Eu ja tive fêmea que não deixou ser galada nunca.

jcesardutra disse...

Jhonatan tente refrescar o ambiente abrindo entradas e saídas para o ar. Na caixa ninho coloques um grampo de roupas na ponta da tampa de modo a não fechar totalmente, isto refrescará um pouco no interior da caixa. Em criadores maiores chegam a colocar um ventilador na hora mais quente do dia. Quando estiver assim pulverize água fresca na gaiola e na caixa por fora. A orientação é para evitar os meses mais quentes do ano para reprodução pois judia muito das fêmeas.

jhonatan disse...

Sim ela e muito novinha e e um casal bonito!vc mora aonde??tem email?? eu posso te mandar algumas fotos deles e tem alguma comida especial para a femea??

jcesardutra disse...

Jhonatan a comida é igual a do macho, sementes variadas frutas e verduras. Mande fotos para jcesardutra@yahoo.com.br

jhonatan disse...

Quando eu tirar as fotos eu te mando.blz?
Hj ela nem saiu da caixa chocando os ovos ta la e o macho da comida na boca dela. priguisoza hehehe.
Você acha que ela pode colocar quantos ovos?e será que todos estão ferteis??

jcesardutra disse...

Calma Jhonatan tem que esperar pra ver. Depois de oito dias de choco poderás observar através de um foco de uma lanterninha pequena se está se formando algo dentro do ovo. Depois de oito diaas de choco todos que ainda estiverem brancos não descascarão mais e poderão ser descartados.

paulo josé disse...

ola, quando a femea começa a dormir na ninheira é sinal que vem ovo por ai? ou pode acontecer dela dormir sem ter cruzado? abraço.

jcesardutra disse...

Paulo se ela estiver procurando a ninheira é bom sinal desde que ela não se esconda lá o tempo todo e não deixe o macho galar. As vezes acontece.

jhonatan disse...

A bom mas esse metodo da lanterninha não tem falha??
Eu tenho outra pergunta para fazer.
Ele nem deixa ela comer de tamto que ele sempre quer mais fecundar nela e ela nao deixa pois sabes que nao tem mais ovo na cloaca!
Se eu comprar outra periquita femea e dexar ela noutra gaiola cum caxa comida tudo e trocar ele de gaiola tipo assim ele fecunda cum uma dai ela coloca ovo e eu coloco ela com a outra ate ele fecundar nela!
Isso nao tem nenhum problema?ele nao vai esqueçer dessa primeira ou de outra??
Desde-ja agradeço

jcesardutra disse...

O problema vai começar quando as duas estiverem com filhotinhos e ele não conseguirá alimentar todo mundo daí sim ele pode abandonar uma e ela não dê conta em criá-los sozinho. No início a fêmea fica o tempo todo no ninho aquecendo os filhotes e o macho é quem leva comida e água para ela. Se ele estiver incomodando muito põe ele dia sim e dia não sozinho em uma gaiola ao lado. Ou põe uma separação na gaiola e deixa ele no outro lado dia sim dia não.

jhonatan disse...

Ta bem mas eu nem vejo ele levar comida para ela mais!
ela quase nem sai do ninho.
HOje a tarde ela colocou o 4º ovo!ate quantos ovos ela pode colocar?
E quantos dias leva para descascar os ovos??
Ateh mais..

jcesardutra disse...

Jhonatan fica tranquilo que ela esta se alimentando. Ela pode colocar até dez, e cada um leva 18 dias para chocar.

jhonatan disse...

a tah bem!
Valew aii
Hj deu o 6º dia que ela ja tinha colocado o 1 ovo dai eu fiz aquele negocio da lanterninha e o 1 ovo ta um lado cor de pele o o outro branco e quando eu viro o ovo aquela cor de pele nao sai do lugar e normal isso?? confesso que fiquei meio assustado achando que estava choco!
Será que estah??

paulo josé disse...

minha femea colocou o primeiro ovo menor que o segundo, ela é inglesa e tem 4 anos pq acontece isso? abraço

jhonatan disse...

Oie denovu!Vim aki para dizer ta esta ocorrendo tudo certo e ela já colocou 6 ovos!
Um homen la da veterinaria me disse que talves se desse os 6 ovos ela deixaria um de lado e esse tal um morreria de fome e verdade?
ELe mandou eu pegar 2 periquitos para mi criar ceparado alimentando os na boca!
pois dai nenhum morreria eu queria saber qual comida eu posso dar para esses periquitos que eu tirar da caixa??
Desde-ja agradeço

RODRIGO disse...

GOSTARIA E SABER SE A NINHEIRA DE PERIQUITO INGLES SERVE TAMBEM PARA CALOPSITAS ? OBRIGADO!

jcesardutra disse...

Não serve ,pois a ninheira da calopsita é diferente, é uma caixa quadrada, bem maior e ela necessita de bastante palha para montar o ninho.

daniel disse...

oi ! aki … a minha periquita botou um ovo no domingo e eu tirei-o e guardei ele numa caixinha com algodaum, na terça ela botou outro ai eu fiz a mesma coisa ,e foi assim na quinta tamben, eu coloquei ovos de plastico no ninho mais ela jogou eles p fora do ninho,…. e eu vi ela cruzando na 5 fera de manha… sera q ela vai rejeitar os ovos depois q ela botar o 4 ovo ?(pq eu vou coloca-los juntos no sabado)…qeria saber se pq ela cruzou hj dimanha(5fera)ela vai começar uma 2 postura daqi uns dias ,,,enquanto estiver chocando os ovos q eu guardei…
aah! qeria saber se e necessario virar os ovos de vez em quando,e se eu peguei eles na mao …se ja era ,… ou o embriao ainda tem xances de sobreviver
???? obrigado

jcesardutra disse...

Daniel eles não ão morrer, e quando ela colocar o outro junte-os todos.

luis disse...

Ola ,gostaria saber algumas coisas sobre piriquitos.
Apos o nascimento quanto tempo devo esperar para sairem do ninho?
Qual é a idade adulta do piriquito?
Posso usar um ninho ja usado para outro casal ?

Marcelo disse...

tenho um periquito questa louco fica de cabeça pra baixo no puleiro isso e normal obs: ele tem 2 meses

jcesardutra disse...

Luis pela minha experiência acredito que deves ter muito mais dúvidas do que estas e te recomendo dar uma lida nos artigos publicados neste blog. Vale a pena pois pesquisei bastante para que possam ajudar as pessoas que querem aprender a não errar muito com os periquitos. Depois de nascidos eles são alimentados pelo macho e a fêmea, depois de um mes mais ou menos eles começam a sair da caixa ninho e ficar pela gaiola. Mais uma semana e já estarão comendo sozinhos quando então poderão ser separados dos pais. É uma fase crítica e temos que ficar de olho pois algumas fêmeas por quererem recomeçar nova ninhada começam a atacar os próprios filhotes quando já bem empenados e acabam até por matar. Se isto acontecer o certo é separar a fêmea e deixar que o pai acabe de criar sozínho os filhotes. Depois de separados quando estiverem comendo então recolocamos a fêmea á gaiola para iniciar nova postura. Os periquitos são adultos depois de um ano mas a partiri dos oito meses já começam a se acasalar e se bem alimentados começam a criar. Pode usar um ninho já usado antes mas deve ser bem lavado com água e sabão e depois despejado uma chaleira de água fervente sobre ela para matar as pragas. Depois de bem enxuta, (seca msmo ) poderá ser usada por outro casal. Valeu?

jcesardutra disse...

Marcelo ele está querendo chamar a atenção e isto é bom sinal, significa que ele está feliz.

Silvana Fernandes disse...

Comprei meus periquitos não sei que idade que eles tem , só sei que são filhotes e quero saber com que idade eles comecam a acasalar.

Silvana Fernandes disse...

Eu tenho um casal de periquitos eles são filhotes com quantos meses ou ano eles começão a acasalar.

jcesardutra disse...

Silvana como voce não sabe a idade deles, também não vai te ajudar muito te dizer que antes de 10 meses é muito arriscado para a fêmea. Te sugiro esperar que fiquem bem adultos, e só depois coloques a caixa ninho.

jcesardutra disse...

Silvana eles acasalam bem novinhos mas só deverás colocar uma caixa ninho quando ela tiver mais de 9 meses de idade, pois fêmeas que colocam ovo antes disso podem morrer com problema de ovo atravessado (entelado).

marcos disse...

ola tenho um casal de piriquito e ela esta com filhotinhos q alimentacao devo por pra eles?? muito obrigado

jcesardutra disse...

Marcos eles devem receber a mesma comida que sempre receberam mais ovo cozido, couve, aceia, e farinhadas.